ana michaelis

Nos últimos anos, pinturas de paisagens tem sido o principal interesse da artista Ana Michaelis.

A artista constrói paisagens imaginárias, desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca utilizadas para suavizar o registro. Sua intenção está em capturar o silencio provocando assim a conversa entre memórias, aquelas que trazemos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens sempre pairam entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.

+sobre a artista

Nos últimos anos, pinturas de paisagens tem sido o principal interesse de Ana Michaelis. A artista constrói paisagens imaginárias, desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca utilizadas para suavizar o registro. Sua intenção está em capturar o silêncio provocando assim a conversa entre memórias, aquelas que trazemos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens sempre pairam entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.

Michaelis nasceu no Rio de Janeiro em 1962, mas desde a adolescência vive em São Paulo. Começou a trabalhar como artista profissional logo após a graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo.

A artista vem participando de diversas exposições individuais e coletivas em instituições e galerias no Brasil e no exterior. Suas participações internacionais mais recentes foram; Galeria Verein Berliner Künstler, “Techne”, Berlim, Alemanha (2019), WOMA Gallery, “Alma”, Berlim, Alemanha (2019),  Pinacoteca Aldo Locatelli, “Techne”, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2019.a exposição “In Process” na Galeria ArtLounge em Lisboa, 2017; a instalação ILLUSION, uma pintura realizada direto na parede no GRAM – Grand Rapids Art Museum, em Michigan, nos EUA em 2013 e nesse mesmo ano a exposiçãoo “Obras Recentes” na ArtLounge Galeria em Lisboa, onde é artista integrante da galeria desde 2006. Suas participações internacionais estendem-se nas feiras de arte contemporânea como de Lisboa, Dubai e Mônaco.