fernando velloso
Tem várias fases marcantes do seu trabalho, desenvolvendo temáticas da cultura popular e ambiental, a geometria interligada a flores, madeiras recicladas e antigas, tecidos estampados, ícones religiosos e pintura.
A cultura mineira e brasileira se mesclam em suas obras, através do barroco e do moderno.
+sobre o artista
Formado em arquitetura pela UFGM, o artista plástico já realizou mostras individuais, apresentando suas obras em importantes galerias de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Curitiba, no Brasil; e ainda em países como França, Inglaterra e Israel.
Suas principais coleções estão no The British Museum e Universidade de Essex (Inglaterra), Instituto Moreira Salles (RJ), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e no Museu de Arte Comtemporânea de São Paulo (MAC-SP) dentro outros.
Como cenógrafo do Grupo Corpo, de Belo Horizonte, assinou inúmeras produções, como “A Criação”, “Variações e Enigmas”, “Missa do Orfanato”, “Nazareth”, “Bach”, “Parabelo” e “Benguelê”.
Também realizou trabalhos de cenografia para o cinema (“Tieta do Agreste”, direção de Cacá Diegues), televisão (“Uma Mulher Vestida de Sol”, TV Globo), ópera (“Lês Doubles, Ópera Du Rhin, Strabourg, Alemanha) e para o ballet “Terra Nova”, coreografia de Rodrigo Pederneiras apresentada na Fundação Gulbekian, em Lisboa, Portugal.